terça-feira, junho 03, 2008

"cresciúma", de tudo faltou o trem

Hoje? Domingo, por enquanto passando a limpo,
16:00h lavo o carro,
Criciúma na Eldorado:
“TIGREE, TIGREE!!”
leva uma, uma não foram dois, tudo fica pra depois e a minha janta? Feijão com arroz.

“É FANTÁSTICO?” Por enquanto.
Telefone toca, digo: -Pronto?
Cobrir folga? Ta na hora. Neguinho doente vai embora,
fico aqui 00:00h (zero hora), to na noite, to na night.
Fecho meu caixa negativo, to “fudido” que viagem.

Criciúma tem a noite, obscura. Vem as putas; vem as “mina compra cooler”;
vem los niños na loirinha, geladinha, redondinha?
Refrescando pensamento,
tudo passa num momento.

Criciúma tem a noite, passo a foice 02:00h.
Centenário sem ninguém, vejo tudo ao meu além,
estou no posto estou num pouso, minhas asas bem pousadas
num sono de olho aberto com o frio passando perto.

Criciúma tem a noite, são 03:00h e a mulher...
a procura do marido, chega ele de repente:
“FILHO DA PUTA” você me entende?
Criciúma tem a noite, trabalhando no batente.
mineiro trabalha carvão, pega picareta pra não vir o “apagão”.
São 04:20h e nada mais, um passo à frente outro atrás,
faço o meu vale de 15,00 reais ta no bolso,
ta na mão,
meu passaporte,
pra Casa do Rock.

Criciúma tem a noite, que anda de pé no chão,
cavalo cansado encilhado catando caixa de papelão:
“-é pro sustento da família doutor!!”
Puxa vida, que alegria!
Cinco da matina pega pano, lava o chão.
Vejo polícia armada correndo do ladrão,
dormindo na viatura pelos cantos do quarteirão.

Criciúma tem na noite, chegando os jornais,
da Matina de Lo Dia, él DC también aqui,
leio e releio todos, parece monotonia tudo acontece... Tudo aconteceu...
Quinze para seis só esperando meu horário,
fecho caixa novamente,
música caipira num Corcel II aqui na frente:
“AQUELE NELORE VALENTE É O BEZERRINHO DOENTE QUE O SENHOR MANDOU MATAR...”

Criciúma teve a noite, obscura paralítica
e a “Kombi do Madruga”
como sempre estava lícita.
e quando muito pode acontecer,
vou pra casa antes mesmo do sol nascer!
No caminho...
Em minha mente havia ficado por duas vezes...Um APITO!?
Como não percebi? PARE OLHE ESCUTE.

-domingo; loja de conveniência; inverno de 2001-
(messias fernandes)

Um comentário:

Fábrica dos SONHOS disse...

O MELHOOOOR, SEM DÚVIDAAAAS!


Adoreeei!!
A ocorrencia das 3 da matina, foi boa! rs