quarta-feira, junho 11, 2008

Miopia em Marketing


Sem uma visão ampla de tudo,

não se pode ter uma idéia
de onde você encontra-se totalmente.

Um míope enxerga assim. E um empresário com “miopia em marketing” também enxerga assim. É o que Theodore Levitt, quer mostrar em seu artigo "Miopia em Marketing", baseando a questão no seguinte tema: "Se, no início do século, você falasse para um dono de ferrovia nos Estados Unidos que, no futuro próximo, o seu negócio seria prejudicado porque as pessoas e objetos seriam transportados em tubos de metal de 200 toneladas flutuando suavemente no ar, você seria considerado, no mínimo, maluco...".
O negócio daquelas pessoas, na sua ótica, era a ferrovia e não o transporte! Ferrovias envolvem problemas ligados a trilhos, terrenos, vagões e coisas semelhantes. Transporte é um assunto muito mais amplo e pode ser definido como "o problema de levar pessoas e objetos a lugares distantes em um tempo e a um custo adequados". A tecnologia influencia a solução de problemas, reconfigurando-os. O fax, por exemplo, resolve o problema de transporte das cartas, afetando o trabalho do Correio. A Internet, então ...
"Miopia em Marketing" questiona os empresários que se focalizam apenas nos detalhes operacionais do seu negócio, perdendo oportunidades, não identificando ameaças ou não percebendo as modificações ocorridas em função da mudança das necessidades ou da mudança na tecnologia, ou seja, a incapacidade de se enxergar o próprio negócio, a médio e longo prazo, deixando-se de observar fatores tais como tecnologia, economia, concorrência, novos desejos dos consumidores e/outros variáveis. A miopia em marketing é um fator acelerador do desaparecimento de muitas empresas do mercado. Existem muitas empresas brasileiras em situação de crise. Por outro lado, existem empresas que estão garantindo o seu faturamento por terem caído nas "graças" dos consumidores. Acontece que elas estão usando o marketing e a inovação e isso só se consegue com pessoas empreendedoras e talentosas.
O empreendedor tem de atrair para a sua empresa, profissionais de marketing do tipo que possui especialidades em várias áreas, alguém apaixonado pelos problemas do cliente e que queira buscar as soluções, que respire marketing e que tenha prazer em buscar novos caminhos. Ter na equipe pessoas com visão estratégicas é indispensável, mas que os mesmos estejam preparados e dispostos a atuar na linha de frente, tem de haver um espaço para a criatividade, incentivando iniciativas que proporcionem maior satisfação dos clientes.
Muitas organizações persistem numa visão técnica de seus negócios e continuam não dando a devida atenção ao marketing e às suas ferramentas. Consequentemente elas não têm em seus quadros os melhores profissionais, e se os possuem, não os deixam agir da melhor forma possível, os colocam em uma espécie de "camisa de força".
Essa é a maior exigência nesse mundo corrido e atual, que não para nem um segundo, pois se pararmos corremos o risco de andarmos sobre trilhos de trem abandoados, resultado de um “problema visual”.

(messias fernandes).

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